Menu

Sapatos de Salto

junho 5, 2014 - Artigos
Sapatos de Salto

 

Alguém já se perguntou como foi que surgiram os queridinhos da mulherada, o Salto alto?

Os primeiros sapatos altos até aonde se sabe, no século XV. De início eram tipo plataforma e eram chamados de “Chopines“, mas tinham como principal objetivo evitar que os pés se sujassem de barro. Com o passar dos tempos os Chopines tornaram referência à nobreza e ganharam pedrarias e adereços, e quanto mais altos mais nobre era a pessoa.

ChopinesUm dos primeiros modelos de Chopines, entre os séculos XV e XVII

chopine2

Até aonde se sabe o modelo que conhecemos como scarpin surgil porque Catariana de Médice era muito baixinha, e ao descobrir que iria se casar com Henrique II, e ao descobrir que ele tinha uma queda por mulheres mais altas, tratou de mandar fazer pares de sapatos com saltos de 5cm para se tornar mais alta e atraente. E com os longos vestidos da época seus segredo ficou muito bem guardado e seu casamento salvo por um saltinho de 5cm.

Já o Rei Luiz XIV, mais vaidoso, pediu que seus saltos fossem feitos em tom de vermelho e ornamentados. E não satisfeito fez um decreto proibindo que ninguém da corte usasse sapatos mais altos que os seus.

chopine4_luis

Napoleão Bonaparte também fez uso dos saltos devido sua baixa estatura, isso tudo entre os séculos 17 a 19.

E cada vez mais os saltos altos e scarpins foram agradando as mulheres. Foram ficando mais decotados e cada vez mais altos e de diversas cores e estilos.

Na década de 40 o scarpin ressurge com novo estilo pelas mãos talentosas de Christian Dior, atraindo dessa forma, e de uma vez por todas, os olhares e gosto feminino.

Legal saber um pouquinho sobre sapatos, não é mesmo? Eu não sabia da história do scarpin, mas gostei muito!

scarpinnapoleao scarpinnapoleao02 scarpin-onça scarpinpedras scarpinpreto scarpin-preto scarpins scarpins01 scarpins02 scarpinsaltos scarpin-sandalhas scarpintradicional

 

 

Tags:,