Pão de Rosas – São rosas, meu senhor D. Dinis!

 

Eu sempre comi desse pão e sempre gostei muito dele. Macio, saboroso e bonito!

Então acabei, meio que sem querer, descobrindo a história desse pão.

É a história do milagre das rosas da rainha Santa Isabel de Portugal. A rainha distribuia esmolas e pães aos necessitados, as escondidas do marido.

Bom, a lenda é a seguinte:

Eis que o rei já estava desconfiado das ações de caridade da Rainha. Numa dessas fugas para levar pão aos pobres, ele a questiona:

REI- Onde ides senhora minha?

RAINHA – Passear ao jardim, meu senhor.

REI (desconfiado)- O que trazeis bem escondido no regaço?

RAINHA (embaraçada)- São…são rosas, meu senhor D.Dinis!

REI (admirado)- Rosas em JANEIRO??? (tás-me a enganar ó cabrona) Mostrai-mas!

A rainha não tendo como continuar a mentir, corada e cabisbaixa, solta as pregas do manto e em vez de cairem pães no chão, caem rosas vermelhas. Dá-se então o milagre das rosas.

Olhem que lindo!!!

E para o deleite de todos seguem duas receitas. A primeira é a oficial, lá de Portugal, a segunda é a traduzida aos nossos ingredientes e adaptada aos nossos costumes.

Espero que todos gostem e depois me contem como ficou!! Bj bj bj!

 

RECEITA ORIGINAL – INGREDIENTES:

  • 170 gr farinha de trigo negro da Bretanha;

  • 300 gr água purificada morna;

  • 25 gr fermento fresco (1 cubo);

  • 300 gr farinha branca (usei semi-integral T80);

  • 20 gr canela em pó;

  • 10 gr farinha de alfarroba;

  • 15 gr melhorante regueifa 3% (puratos);

  • 9 gr sal;

  • Sementes de papoila q.b.

CONFECÇÃO:

 Colocar a água morna, o cubo de fermento desfeito e a farinha de trigo negro dentro do copo da bimby. Programar 2 minutos, velocidade 2.

Juntar os restantes ingredientes e programar 6 minutos, velocidade espiga. Agasalhar com um pano à folha e outro por cima. Deixar levedar 30 minutos.

Aquecer o forno com um recipiente com água lá dentro.

Separar faixas de massa, “recheá-las” com sementes de papoila e enrolar. Colocando-as sobre um tapete de silicone, dentro do aro duma forma de mola sem fundo. Conforme imagem acima.

 

RECEITA ADAPTADA – INGREDIENTES

2 colheres (sopa) de fermento biológico em pó
1 e 1/2 xícara (chá) de leite morno
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de óleo
3 gemas
500 gr de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal

Recheio:
3 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de margarina
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Cobertura:
2 colheres (sopa) de margarina derretida
açúcar de confeiteiro a gosto

Modo de Fazer:

  1. Em uma vasilha grande, dissolva o fermento biológico no leite morno adoçado com 1 colher (sopa) de açúcar e misture com 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, deixe descansar por 10 minutos.

  2. Acrescente o restante do açúcar, o óleo, as gemas e o sal, misture bem. Junte, aos poucos,o restante da farinha de trigo e vá misturando até obter uma massa possível de ser sovada com as mãos. A massa fica um pouco mole e grudenta, porém firme.

  3. Coloque a massa em uma superfície polvilhada com farinha de trigo e amasse por 5 minutos, fazendo movimentos do centro para fora e de fora para dentro com as mãos fechadas. Se necessário, acrescente mais farinha de trigo até a massa começar a soltar das mãos e ficar lisa e macia.

  4. Coloque a massa em uma vasilha grande, cubra com papel-filme e deixe descansar por 15 minutos ou até dobrar de volume.

  5. Despeje a massa em uma superfície polvilhada com farinha de trigo e, com o auxílio de um rolo, abra-a por igual em todos os lados, deixando-a mais arredondada e com a espessura de metade de um dedo polegar.

  6. Espalhe o recheio e enrole como se fosse um rocambole. Corte em pedaços de 3 cm de espessura e arrume-os em pé em uma forma de buraco no meio, untada e enfarinhada, deixando descansar novamente por 1 hora e 30 minutos ou até dobrar de volume.

  7. Pincele por cima a margarina derretida e salpique o açúcar de confeiteiro. Leve para assar em forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 40 minutos ou até dourar. Retire do forno, desenforme ainda quente e sirva em seguida.

Recheio:
Em uma panela, leve ao fogo o açúcar, a margarina e o queijo parmesão e deixe cozinhar por 10 minutos ou até formar um creme homogêneo e reserve

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *