Menu

Clientes: A força que faz sua empresa prosperar

agosto 7, 2006 - Artigos

As empresas têm hoje como fotor primordial, de retorno de capital, o consumidor. É ele quem dita o que quer, como quer, por que quer, determinado produto ou serviço.

Pode-se dizer então, que os consumidores são o termômetro do mercado. É através deles que podemos ter a certeza de que lançamos o produto ou serviço ideal às suas necessidades. E é a ele quem devemos devoção.

Para a satisfação dos nossos consumidores, devemos sempre estar nos perguntando como gostaríamos de ser tratados como consumidores.

O consumidor tem sempre diversas expectativas quanto ao produto/serviço que adquire.

Ele está sempre se questionando se determinado produto/serviço é adequado às suas necessidades, se ele é sempre bem atendido (e isso inclui o tempo de atendimento e a forma como ele é atendido), se sabemos ouvi-los, se o bem adquirido é exatamente o que lhe foi prometido e se ele está pagando o preço justo.

Valorizar o pós-venda é essencial. Todo consumidor gosta de ser “paparicado”, não importando o valor do bem que ele adquiriu.

Os consumidores de hoje estão cada vez mais informados sobre os seus direitos e sobre o que realmente querem, e não hesitarão em mudar de fornecedor se este lhe oferecer alguma vantagem que o anterior não lhe tenha oferecido.

O mais difícil hoje não é apenas fidelizar clientes, mas sim torná-los parte do nosso sucesso. E isso significa que, além de fazê-los consumir devemos torná-los divulgadores de nossas marcas, produtos e/ou serviços.

O cliente que se sente à vontade para comentar ou sugerir melhoras, será sempre um consumidor fiel, e com isso se sentirá um pouco responsável pelo crescimento da marca, do produto ou do serviço que ele consome.